• Página Anterior

    Resseguro: abertas as inscrições para curso avançado e ao vivo

    2024-03-18

    A Conhecer Seguros abre turma para o “Curso Avançado de Especialização em Resseguro“. As inscrições estão com 5% de desconto até o dia 21 de março e grupos e empresas têm condições diferenciadas. As aulas iniciam em abril, na modalidade on-line ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h10. Para garantir vaga, clique aqui
     
    A Juruá Editora ainda vai oferecer aos alunos um desconto de 20% no livro “Contratos de resseguro na arbitragem“. Trata-se de um estímulo para aprofundar o conhecimento neste segmento altamente complexo do mercado de seguros. A obra contextualiza o resseguro no Brasil e apresenta as situações que regem o contrato, além de mostrar a internacionalidade da operação, a intermediação pelos brokers, os tipos, riscos e sinistros, entre outras situações.
    Segundo o coordenador acadêmico do curso e diretor da Conhecer Seguros, Walter Polido, o treinamento é uma grande oportunidade de aprendizado e aprimoramento, ministrado por um corpo docente de notável expertise e reconhecimento no mercado. “Através de uma combinação de teoria robusta e aplicações práticas, os alunos estarão preparados para enfrentar os desafios do mercado com maior competência e confiança. Seja para iniciantes, buscando uma compreensão integral do setor, ou para profissionais experientes, visando expandir suas competências, esse curso oferece insights valiosos e uma perspectiva abrangente sobre o dinâmico mundo do resseguro”, diz Polido.
    Sobre o conteúdo do curso
     
    O programa do curso está estruturado em três módulos que cobrem desde os fundamentos técnicos e jurídicos do resseguro, até as práticas contratuais e cálculos de cessão e recuperação.
    No primeiro módulo, os participantes terão a oportunidade de explorar os aspectos jurídicos e de mercado do resseguro no Brasil, entendendo a evolução histórica, as regulações atuais e a dinâmica dos contratos de resseguro, sob a orientação de Walter Polido. Esta parte do curso é essencial para compreender as bases sobre as quais o mercado de resseguro opera, incluindo as implicações legais e estratégicas.
     
    No segundo módulo, conduzido pelo professor Sérgio Ramos Bezerra, os participantes mergulharão nos cálculos e no operacional dos contratos de resseguro, incluindo aspectos relacionados à precificação, comissionamento, limites de sinistro e a estruturação de planos de resseguro, notadamente os não-proporcionais. Através de exercícios práticos e simulações, os alunos poderão aplicar os conceitos aprendidos, com vistas na dinâmica dos mecanismos financeiros e operacionais que sustentam o resseguro. Este módulo é particularmente valioso para quem busca entender os fundamentos atuariais e financeiros por trás das operações de resseguro.
     
    Por fim, no terceiro módulo, a especialista Maria de Fátima Chaves de Carvalho compartilhará sua vasta experiência em gestão de riscos e subscrição, focando na aplicação prática dos contratos de resseguro. Os participantes aprenderão sobre a elaboração e gestão de contratos de resseguro, incluindo cláusulas comuns, coberturas de riscos e o papel dos brokers de resseguro. Este segmento do curso é essencial para aqueles que desejam compreender as nuances da negociação e gestão de contratos no mercado de resseguro.
     
    Walter Polido é profissional com vasta experiência no setor de resseguro, inclusive na arbitragem; Sérgio Ramos Bezerra, possui sólida formação em Ciências Atuariais e especializações no The College of Insurance; e Maria de Fátima Chaves de Carvalho, conta com profundo conhecimento em resseguro. Juntos, eles trazem para o curso uma composição de conhecimento teórico e prático, abrangendo os mais diversos aspectos do resseguro.