Eventos

  • Congresso Nacional de ESG

    11/09/2024

    Congresso Nacional de ESG 
    Maior evento sobre ESG e Sustentabilidade da América Latina. 
    Principal evento Pré-COP 30, que acontecerá em 2025 no Brasil.
     
    O Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, será o palco do Congresso Nacional de ESG (Ambiental, Social e Governança) nos dias 11 e 12 de setembro de 2024. O evento reunirá líderes empresariais, governamentais, personalidades, investidores e profissionais para discutirem estratégias inovadoras, cases e práticas inspiradoras no campo da sustentabilidade e ESG.
     
    O Congresso Nacional de ESG é o principal evento sobre tema ESG e Sustentabilidade da América Latina. Assim como o principal evento Pré-COP 30, que acontecerá em 2025 no Brasil. O evento proporcionará um espaço vital para a troca de ideias, aprendizado e networking entre os principais stakeholders interessados em promover a Sustentabilidade e o ESG como um pilar central dos negócios modernos. Assim como será um grande ponto de encontro nacional entre as principais lideranças e organizações, para compartilharem as melhores práticas em ESG. Contribuindo para disseminação da cultural organizacional focada em ESG.
     
    A relevância do evento pode ser medida pelas instituições que compõem a comissão apoiadora do evento, dentre elas: o Conselho Federal da OAB, a CNI - Confederação Nacional da Indústria, a CNC - Confederação Nacional do Comércio, a CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, a CNSaúde - Confederação Nacional de Saúde, a ABMN - Associação Brasileira de Marketing e Negócios, entre outras. Juntas representam milhares de profissionais e organizações, mais de 80% do PIB nacional.
     
    Este ano, o tema central do congresso é "A Era da Jornada ESG - Impulsionando um Futuro Sustentável, Diante dos Desafios Governança Ambiental, Social e Corporativa". Durante os dois dias do evento, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras inspiradoras, painéis de discussão interativos e workshops práticos, todos voltados para explorar as melhores práticas e inovações no campo do ESG. Além disso, serão apresentados estudos de caso bem-sucedidos de empresas que incorporaram efetivamente princípios de ESG em suas operações e estratégias de negócios.
     
    Entre os tópicos a serem abordados estão a mitigação das mudanças climáticas, transição energética, energias renováveis, crédito de carbono, cidades sustentáveis, hidrogênio verde, inclusão social, saúde mental e bem-estar, diversidade e igualdade de gênero, responsabilidade social corporativa, direitos humanos, inteligência artificial e ESG, transparência corporativa, governança responsável, investimentos sustentáveis e a integração de metas ESG no cerne das operações organizacionais.
     
    O objetivo do Congresso Nacional de ESG é promover a conscientização, a colaboração e o avanço das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) entre empresas, investidores, governos e sociedade, promovendo a construção de um futuro mais sustentável, ético e responsável em todos como esferas da atividade econômica e social. Buscando alinhar as metas e os esforços das empresas e investidores com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para um mundo mais justo, sustentável e inclusivo. Visando inspirar líderes e stakeholders a adotarem abordagens responsáveis em suas operações, impulsionando a construção de um futuro melhor para todos. 
     
    O evento já conta com mais de 65 palestrantes confirmados, e alguns dos painelistas são: Dra. Jeane Tsuitsui, presidente do Grupo Fleury, Fabio Roth, Presidente da 5àsec, Marcelle Paiva, Vice-Presidente da Oracle, Vânia Bezerra, Diretora de Compromisso Social do Sírio Libanês, Rafael Morais, CFO da Caixa Seguridade, Daniely Gomiero, Vice-Presidente do Instituto Claro, Onara Oliveira, Superintendente de ESG do Grupo CCR, Ricardo Mota, Diretor de Comunicação da Hapvida, Hamilton Felix, Vice-Presidente da DocSign, Luis Guggenberger, Presidente do Grupo Ultra, Denise Saboya, Diretora de ESG da Deloitte, Arthur Mitke, Vice-Presidente da Axa Seguros, entre outros.
     
    O Congresso Nacional de ESG também contará com uma área de exposição, onde empresas, instituições governamentais e organizações do terceiro setor, terão a oportunidade de apresentar seus cases e iniciativas de sustentabilidade e práticas ESG.
     
    Entre as instituições beneficiadas com a realização do evento, estão: a APBP - Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, a Fundação Gol de Letra, a Vocação, a Fundação Julita, a Passos Mágicos, a Gaia+ e o Quilombo Guarani.
     
    "A sustentabilidade e o ESG não são mais apenas uma escolha, mas uma questão de inteligência para as empresas que buscam prosperar e sobreviver em um mundo em constante mudança. O Congresso Nacional de ESG é um fórum essencial para compartilhar conhecimentos, insights e experiências, impulsionando assim a agenda de um futuro mais sustentável para todos", disse Cristiano Lagôas, presidente da Associação Brasileira de ESG, instituição realizadora do evento.
     
    As inscrições para o Congresso Nacional de ESG já estão abertas. Para mais informações sobre o evento, incluindo detalhes sobre palestrantes, programação e expositores, visite o site oficial do congresso em www.congressodeesg.org.br.
     
    Sobre o Congresso Nacional de ESG
     
    O Congresso Nacional de ESG é um evento anual que reúne líderes empresariais, governamentais, investidores, personalidades e profissionais para discutir e promover práticas de ESG no ambiente corporativo. O evento oferece uma plataforma para a troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas, ajudando as empresas a incorporar princípios de sustentabilidade e ESG em suas operações e estratégias de negócios. 
    Para mais informações, visite www.congressodeesg.org.br
     
    Sobre a Associação Brasileira de ESG
     
    A Associação Brasileira de ESG é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega e representa pessoas físicas e jurídicas, comprometidas com os padrões e boas práticas ESG - Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e de Governança). Possuímos mais de 50 conselheiros e 500 associados. Juntos representam mais de 67% do PIB nacional. Nossa missão é contribuir para que o Brasil seja protagonista mundial em práticas ESG. Deixando um legado para um mundo mais justo, sustentável e inclusivo.
    Para mais informações, visite www.associacaoesg.org.br.

    Voltar